Sites Grátis no Comunidades.net

ImageChef Custom Images


SOU TEÓLOGA, MISSIONÁRIA, ESTUDANTE DE DIREITO, FIZ CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIROS, DE GREGO ANTIGO E HEBRAICO PARA TRADUZIR OS MANUSCRITOS BÍBLICOS, E ATUALMENTE DEDICO-ME A PESQUISAR AS TESTEMUNHA DE JÉOVÁ.
Total de visitas: 91413
AS TRESTEMUNHAS DE JEOVÁ E O CHARLATANISMO EM ASSUNTOS MÉDICOS

A Watchtower Society [Testemunhas de Jeová] tem estado fortemente envolvida em procedimentos médicos relacionados com o ocultismo, curas psíquicas e charlatanismo ao longo da maior parte da sua história. Tal como a proibição de transfusões de sangue que a Watchtower actualmente tem para os seus adeptos, este charlatanismo colocou desnecessariamente em risco as vidas de milhões de pessoas. Muitos perderam a visão, contraíram doenças ou perderam as suas vidas por terem seguido os ensinos pouco ortodoxos e bizarros das TJ em questões médicas. Este artigo apresenta uma visão geral da estranha história das TJ no capítulo do charlatanismo em questões médicas e envolvimento no ocultismo.

Um dos aspectos das Testemunhas de Jeová que o público em geral melhor conhece não é a teologia delas mas sim uma das suas posições médicas: a recusa em aceitar transfusões de sangue. Muitas pessoas leram ou ouviram relatos de TJ que recusam uma transfusão de sangue para elas ou para os seus filhos, sendo o trágico resultado a morte da pessoa que recusou a transfusão, talvez tendo à cabeceira da cama um médico frustrado e que nada pode fazer.

A maioria das pessoas que não são TJ (e mesmo muitos que só recentemente entraram para esta religião) desconhecem a longa história da Watchtower na promoção de charlatanismo médico que põe a saúde de milhões dos seus seguidores em risco, ou provocam a morte prematura de milhares de pessoas.

A Watchtower Society [Sociedade Torre de Vigia, ou TJ] chegou ao ponto de apoiar e recomendar alguns dos charlatães em assuntos médicos mais notórios do século vinte, como por exemplo Albert Abrams, George Starr White, Charles Betts, Bernarr McFadden e outros. As Testemunhas de Jeová promoveram um grande número de mezinhas e curas relacionadas com o ocultismo, psiquismo e pseudociência, chegando até a inventar, promover e vender aparelhos aos seus seguidores.

A Watchtower patrocinou coisas tão bizarras e exóticas como por exemplo a radiestesia médica; radiónica; o Bloco Radio-Solar (um dispositivo inútil e possivelmente perigoso que continha Rádio e que foi usado pelo "Juiz" Rutherford, o segundo presidente das TJ); Terapia de Zona; Iridiagnose; O Purificador Biológico de Sangue; O Matador de Doenças por Rádio; O Biola de Rádio Electrónico (inventado por uma Testemunha de Jeová), A Cura da Uva; Remédios de Insígnias e muitas outras.

Posição Contra a American Medical Association
A revista The Golden Age

The Golden Age, 8 de Setembro de 1937, p. 771
A Watchtower Society raramente publicou algo favorável à medicina ortodoxa ou científica. Isto é especialmente verdade no caso da revista The Golden Age [A Idade de Ouro] cujo nome mudou para Consolation [Consolação] em 1937 e para Awake! [Despertai!] em 1946, nome que se mantém até hoje. Esta revista da Sociedade [Testemunhas de Jeová], ao contrário da The Watchtower [A Sentinela], não tinha como principal tema a interpretação bíblica e a teologia. Era antes uma revista de notícias e informação para o público em geral e para as Testemunhas de Jeová. Foram publicados muitos artigos sobre saúde e medicina, documentando os pontos de vista da Sociedade [Testemunhas de Jeová] sobre esse assunto.

A opinião deles acerca da medicina científica era extremamente crítica e condenatória até à década de 1960, altura em que começaram a ter uma atitude mais moderada. Segue-se um exemplo típico de um artigo da Golden Age [A Idade de Ouro] que exaltava as virtudes da Eugenia:

Fazemos bem em ter presente que entre as drogas, soros, vacinas, operações cirúrgicas, etc., da profissão médica, não existe nada que se aproveite excepto um procedimento cirúrgico ocasional. Toda a "ciência" (como eles lhe chamam) procedeu da magia negra Egípcia e não perdeu o seu carácter demoníaco.... estaremos numa triste condição quando colocarmos o bem estar da raça na mãos deles.1

Eles não só diabolizaram a profissão médica, mas até mesmo os médicos proeminentes, como o Dr. Morris Fishbien, que foi presidente da American Medical Association e editor das duas publicações periódicas dessa associação, o Journal of the American Medical Association (JAMA) e o Hygeia. Numa Golden Age as TJ citaram de forma favorável uma revista de charlatanismo médico que disse:

A Journal of the A.M.A. é a folha mais vil que passa pelo correio dos Estados Unidos.... Nada que seja novo e útil em terapêutica escapa à sua condenação cega. Os seus ataques são geralmente ad hominem. As suas colunas editoriais são devotadas em larga medida ao assassinato das pessoas.... O seu editor [Morris Fishbien] é o tipo de Judeu que crucificou Jesus Cristo.2

Recusa do Uso Medicinal de Drogas
A Watchtower Society [Sociedade Torre de Vigia] condenou o uso medicinal da maior parte das drogas, desde o tempo em que a aspirina e a morfina surgiram até recentemente. Eles disseram (ironicamente) que a aspirina causava doenças do coração e outros padecimentos.3

Apesar disto, num dos primeiros números da Golden Age eles afirmaram que o uso de drogas intravenosas seria comum durante o Milénio e que isto seria usado por O Cristo (os 144.000 e Jesus) para ajudar a humanidade a tornar-se perfeita, livre de todas as doenças!4

Histeria das Vacinas

The Golden Age, 30 de Março de 1932, p. 409
Muitas pessoas sabem que a Watchtower Society fez campanha contra as vacinas durante décadas. Eles diziam que as vacinas eram "uma violação directa do pacto eterno" e esperava-se que as Testemunhas não se vacinassem. Foi dito que as vacinas causavam todo o tipo de doenças:

Pessoas ponderadas prefeririam ter varíola em vez de serem vacinadas, porque as vacinas propagam as sementes da sífilis, cancros, eczema, erisipelas, scrofula, tuberculose, até a lepra e muitas outras doenças nojentas. Portanto, a prática da vacinação é um crime, um ultraje, e um engano.5

As vacinas eram inúteis:

As vacinas nunca salvaram uma vida humana. Não previnem a varíola.6

Além de doenças, as vacinas eram responsáveis pela disseminação de "demonismo" e imoralidade sexual!7 Resumindo, as vacinas eram uma "mistificação cruel" que Satanás usava para enganar a humanidade.8 Eles continuaram a sua cruzada durante décadas, mesmo depois de a comunidade médica ter demonstrado o valor das vacinas na prevenção de certas doenças contagiosas. Ninguém sabe com precisão quais os efeitos que esta proibição sobre as vacinas teve nas TJ, mas supõem-se que muitas vidas foram postas desnecessariamente em risco.

Histeria do Alumínio

The Golden Age, 23 de Setembro de 1936, p. 803
A Watchtower Society também levou a cabo uma campanha irracional contra os utensílios de cozinha feitos em alumínio. Estes utensílios eram outra praga "demoníaca" ou Satânica lançada sobre a humanidade, e eles estavam corajosamente a tentar pará-la. A Sociedade acreditava que os utensílios de cozinha feitos em alumínio provocavam todo o tipo de indisposições e doenças, desde o pé-chato até ao cancro. Esta campanha também foi continuada durante décadas, mesmo depois de se ter mostrado que os utensílios de cozinha de alumínio eram inofensivos para a população em geral.

Germes versus Prisão de Ventre
A revista The Golden Age [A Idade de Ouro] e a que lhe sucedeu, Consolation [Consolação], publicaram vários artigos contra a teoria dos germes como causadores de doenças. Eles acreditavam que os profissionais médicos e a comunidade científica estavam errados ao defenderem que certos germes causavam doenças. As TJ acreditavam que os germes associados a certas doenças só apareciam depois da doença ter começado. Em vez de serem os germes a causarem as doenças, eles acreditavam que eram as doenças a causarem os germes. As doenças eram causadas por uma dieta imprópria e por prisão de ventre! Se uma pessoa tivesse menos de dois movimentos dos intestinos por dia, poderia apanhar em pouco tempo várias doenças.

Mais uma vez, muito tempo depois de se ter provado que as bactérias e os vírus eram a causa de algumas doenças, a The Golden Age ainda dizia que nenhuma doença era causada pelos germes, que Pasteur era uma "fraude" e que a hidrofobia e a raiva eram apenas uma "mistificação da mente." Por esta razão, as revistas The Golden Age e Consolation aconselharam os seus leitores a não beberem leite pasteurizado, deviam bebê-lo em bruto para aproveitarem os benefícios dos nutrientes que eram destruídos durante a pasteurização.

Como eles não acreditavam que as bactérias envenenassem os alimentos, pensaram que a causa do envenenamento devia ser o alumínio em que a comida era cozinhada. Como não acreditavam que os vírus e as bactérias causassem doenças como a varíola, as vacinas eram vistas como nada mais que introdução de "pus nojento" nas veias. A verdadeira causa do aparecimento das doenças era a prisão de ventre!

Medicina Alternativa
A Watchtower Society [Sociedade Torre de Vigia] rejeitou a medicina ortodoxa até muito recentemente. Promoveu activamente filosofias e práticas médicas "alternativas." Os artigos das revistas The Golden Age, Consolation, e Awake! [Despertai!] sobre saúde eram quase todos escritos na perspectiva anti-ortodoxa e pró-medicina alternativa. A maioria dos artigos sobre saúde nessas revistas foram escritos por médicos ligados à medicina alternativa, incluindo naturopatas, homeopatas, quiropatas e osteopatas. Estes sistemas de cura alternativos têm ideias completamente diferentes quanto à causa e cura de doenças e deram origem a muita charlatanice.

Naturopatia
A Naturopatia tem uma história colorida. A sua filosofia básica soa inofensiva e até intuitiva: a doença é o resultado de uma falha do corpo, provocada por uso impróprio e falta de cuidados (dieta, etc.). A Naturopatia pretende ajudar o corpo a reparar os estragos "de forma natural" e prevenir as doenças com coisas tais como dieta apropriada, descanso (dormir), ar fresco, luz do sol, exercício e coisas semelhantes. Estes factores ajudam a natureza a curar o corpo através da utilização ou fortalecimento do que eles chamam "força de vida" da pessoa. Assim, os naturopatas têm estado tradicionalmente preocupados com a nutrição, dieta e exercício. Desta forma, têm estado por vezes à frente do seu tempo. Contudo, é um facto histórico que esta filosofia e abordagem aparentemente benigna têm sido muitas vezes levadas a extremos pouco saudáveis e têm tornado os naturopatas vulneráveis a numerosos charlatães e charlatanices, o que não tem contribuído nada para que os métodos naturopáticos sejam aceites pela medicina ortodoxa.

A Naturopatia deu origem e promoveu numerosas curas e tratamentos fraudulentos, que foram por sua vez promovidos pelas Testemunhas de Jeová: a Lavagem Biológica do Sangue; a Cura Através das Uvas; Iridiagnose; Terapia de Zona, etc. Esta aceitação da charlatanice ficou a dever-se ao facto de os naturopatas (e as Testemunhas de Jeová) terem uma tendência para aceitar tudo aquilo que estivesse em oposição à medicina ortodoxa. Os médicos usavam substâncias "desnaturadas" (vacinas, soros, drogas, etc.) para curar, o que contrariava a filosofia das "curas naturais," adoptada pela Naturopatia. Esta era a razão por detrás das cruzadas fúteis dos naturopatas (e das TJ) contra coisas como as vacinas e o uso medicinal de drogas.9

Muitos naturopatas aceitavam outras correntes principais da medicina que rejeitavam o uso de drogas, como a Osteopatia e a Quiropatia. O treino dos médicos da Watchtower baseava-se principalmente nessas correntes.

Osteopatia
Ao contrário da Naturopatia, que não tem um fundador conhecido, a Osteopatia foi fundada por Andrew Still, filho de um missionário Metodista. Os escritos de Still acerca da Osteopatia estão repletos de temas religiosos e doutrinas da sua fé Metodista/Millerista. Still acreditava que a Osteopatia era inspirada por Deus.10

O slogan da Naturopatia, "Não à cirurgia, não às drogas, não aos soros" foi adoptado por todas as correntes principais de cura que excluíam o uso medicinal de drogas, incluindo a Osteopatia. Still acreditava que as doenças eram causadas por um funcionamento incorrecto dos nervos e do sangue, que por sua vez era causado por pequenas deslocações da vértebra espinal que restringia ou cortava os nervos e o suprimento de sangue para o resto do corpo. Ele chamou "subluxações" a estas deslocações. Ajustando estas subluxações com as mãos (massagens, etc.) podia-se corrigir o problema e curar as doenças que resultavam delas.

No livro de texto que Still escreveu para a primeira escola de Osteopatia que fundou, ele afirmou que era capaz de curar febre amarela, malária, difteria, raquitismo, hemorróidas, diabetes, caspa, prisão de ventre e obesidade simplesmente manipulando a coluna espinal para eliminar "subluxações."11

Muitos dos médicos que escreveram artigos na literatura da Sociedade entre 1919 e a década de 1960 eram osteopatas. A sociedade recomendou tratamento osteopata para muitas doenças ainda na década de 1960.12 Actualmente, os osteopatas adoptaram algumas práticas ortodoxas e agora administram anestesias, prescrevem drogas e até realizam pequenas cirurgias. Abandonaram assim até certo ponto a sua posição anterior que se resumia no slogan "não às drogas, não aos soros, não à cirurgia."

Quiropatia
A medicina quiropata foi iniciada por Daniel Palmer. Surgiu da Osteopatia e inicialmente tinha a mesma filosofia básica: a doença é causada por "subluxações" da vértebra da espinha que beliscam ou comprimem os nervos. Supunha-se que os "ajustes" quiropatas da espinha, para corrigir estas subluxações, curariam muitas doenças e maleitas no resto do corpo. Palmer acreditava que a "vida" ou "força" vital da vida (a que ele chamava força "inata") expressava-se através do sistema nervoso central, cujo funcionamento era dificultado pelas subluxações.13

Muitos escritores de artigos de saúde da Watchtower Society eram quiropatas, incluindo A.G. Eckols, que tratou a pneumonia de J.F. Rutherford em San Diego, o que levou à construção de Beth-Sarim.14

A Quiropatia também evoluiu ao longo dos anos. Actualmente tem dois ramos principais, os "Mistos" e os "Puristas". Os puristas são da velha escola e muitos deles ainda são contra as vacinas, drogas, cirurgias, etc. Os mistos (que excedem largamente em número os puristas) "misturam" a Quiropatia com a medicina ortodoxa e enviam certos pacientes para os médicos.15

Curas Fraudulentas e Caprichos a Respeito dos Alimentos
Ao rejeitar a medicina científica e ao adoptar filosofias "alternativas" e histórias e testemunhos de leigos em assuntos médicos, a Watchtower Society [Testemunhas de Jeová] promoveu uma charlatanice após outra. Muitas das teorias e procedimentos mais desvairados dos naturopatas, osteopatas e quiropatas também foram promovidos pela Sociedade. Isto levou a Sociedade a recomendar o que se descreve nos parágrafos seguintes.

Russell e a Medicina
A Watchtower Society não publicou muita matéria sobre saúde no tempo de Russell, o primeiro presidente da Watchtower Society. A revista The Watch Tower [A Sentinela] focava principalmente teologia, mas quando comentava assuntos médicos, Russell dizia coisas muito estanhas. Na Watch Tower de 15 de Janeiro de 1912 ele anunciou uma cura para a apendicite que, segundo ele, era causada por "vermes que mordem no sítio em que o cólon transverso se junta ao intestino delgado, na parte inferior direita do abdómen." A cura, disse ele, também era boa para a febre tifóide, "que também é uma doença causada por vermes que mordem."16 Esse anúncio aparecia a seguir a um outro que publicitava "Feijões do Milénio" especialmente prodigiosos, descobertos por uma "Irmã" na "verdade".

Em 1881 Russell escreveu a defender a Cura Côr-de-Rosa da "Cabana da Fé".17 Em 1915 ele promoveu o tratamento do Dr. Park para a pneumonia, acerca da qual Russell disse: "parece que efectua sempre uma cura."18

Contudo, só quando a revista de notícias intitulada The Golden Age [A Idade de Ouro] começou a ser publicada, em 1919, é que a Sociedade realmente se descaiu ao explicar as suas opiniões acerca de assuntos médicos. O que eles escreveram abre os olhos a muita gente quanto à natureza das TJ. Os artigos sobre saúde que foram publicados na The Golden Age são uma espécie de who's who e what's what [lista extensiva de nomes e incidentes] do charlatanismo do século vinte. Se alguém quiser pesquisar a oposição à medicina ortodoxa e promoção de charlatanismo e medicinas "alternativas" durante o século vinte, a revista The Golden Age é uma fonte boa, interessante e divertida.

Cura Através das Uvas
Uma das curas defendidas na The Golden Age era chamada Cura Através das Uvas, com a qual se pretendia curar o cancro. Era uma cura baseada na dieta só de uvas e foi recomendada por naturopatas, entre outros. Uvas ao pequeno-almoço, uvas ao almoço e uvas ao jantar - durante semanas a fio. Na opinião deles, isto bastava para curar o cancro. A filosofia e ideias que lhe estavam subjacentes eram estranhas e até mesmo relacionadas com o ocultismo. Segundo o fundador da cura através das uvas, Johanna Brandt, a cura funcionava porque as uvas eram "magnéticas" e transmitiam energia à mente com as "vibrações" curativas do sol. Escusado será dizer que existem muitos casos de indivíduos desafortunados que tentaram esta "cura" e morreram de cancro. Não se sabe ao certo quantas Testemunhas de Jeová estavam entre esses que morreram por terem seguido os conselhos da The Golden Age.19

Iridiagnose
A The Golden Age também promoveu a Iridologia ou Iridiagnose. Esta é uma teoria e prática médica de diagnosticar doenças através da observação da íris. Muitas correntes "sem drogas" adoptaram a Iridiagnose, como por exemplo a Naturopatia e a Quiropatia (até à actualidade, no caso de algumas delas). Como seria de esperar, não existe nenhuma evidência científica quanto à importância do aspecto da íris como método geral de diagnóstico, e muitos iridiagnosticadores estão em desacordo entre si quanto a que cores, manchas e listras significam o quê no olho de uma pessoa. Ainda assim, tem verificado uma espécie de retorno em círculos médicos New Age/Alternativos.20

Terapia de Zona

Imagem do livro Terapia de Zona, de W.M.H. Fitzgerald e George Starr White, Health Research, s.d., p. 69
A Watchtower Society promoveu energicamente a "Terapia de Zona" (agora chamada Reflexologia) até à década de 1960. Esta é outra estranha crença e procedimento para diagnosticar e curar doenças e sofrimentos. Segundo a terapia de zona, as extremidades do corpo como os dedos das mãos e dos pés controlam ou pelo menos representam e influenciam várias "zonas" ou áreas do corpo. Manipulando os dedos de uma pessoa (colocando ligaduras de borracha em certos dedos e em certos sítios, por exemplo) podia-se aliviar a dor, sofrimentos e até doenças em outros sítio do corpo. De novo, como esta era uma terapia "natural" ou "sem drogas", muitos naturopatas, osteopatas, quiropatas e consequentemente muitas TJ confiavam neste método para tratamento.21

Radiestesia Médica
A Watchtower Society esteve durante décadas envolvida em várias formas do que veio a ser chamado "radiestesia médica." Esta consiste numa filosofia ligada ao ocultismo, segundo a qual raios invisíveis, ondas e "vibrações" podem ser usados para diagnosticar e curar doenças. O exemplo mais conhecido é a Radiónica ou E.R.A.

E.R.A.
Conforme já foi documentado nesta revista, a Sociedade promoveu as reacções electrónicas de Abrams (ou E.R.A.) durante décadas, mesmo depois de investigações científicas terem demonstrado que nada de bom pode ser dito acerca da E.R.A.22 Uma máquina "radiónica" é usada para curar pacientes (que podem estar longe dali) através de uma mostra da sua caligrafia, da sua fotografia, de uma amostra do sangue ou de outro item pessoal do paciente. Um médico que era Testemunha de Jeová chegou até a inventar um aparelho E.R.A. e a vendê-lo às Testemunhas de Jeová através da revista The Golden Age. Este proceder médico é agora visto pela Watchtower Society como "espiritismo".23

Rádio
A The Golden Age promoveu o uso médico do Rádio, um elemento radioactivo que ainda é usado ocasionalmente para destruir células como uma forma de terapia por radiações. A promoção que a Sociedade Torre de Vigia [Testemunhas de Jeová] fez ao Rádio foi muito além do seu uso na destruição de células cancerígenas. A The Golden Age até mesmo publicitou a venda da Almofada Rádio-Solar. O segundo presidente das Testemunhas de Jeová, J.F. Rutherford, usou uma faixa (semelhante a um cinto) para curar a sua pneumonia, seguindo o conselho do seu médico, J.W. Coolidge, no início da década de 1920. A The Golden Age publicou um artigo acerca disto, escrito por Coolidge, seguido por uma recomendação do "Juiz" [Rutherford].24 Foi incluído na contracapa desse número da revista um anúncio a propagandear o objecto.25

A The Golden Age até disse que demónios aparentemente "honestos," falando através de médiuns ou Pranchetas de Ouija, estavam a dizer que ao descobrir o rádio, a humanidade estava a aproximar-se do "segredo" da vida. O facto de terem sido "espíritos mentirosos" (como as TJ lhes chamavam) a dizer isto não lhes causou nenhumas reservas pois, segundo as TJ, "até os mentirosos por vezes dizem a verdade."26

Depois de "envenenamentos" por Rádio (devidos à radioactividade) terem sido largamente noticiados na imprensa popular, a Sociedade pôs termo à recomendação de coisas como a Almofada Rádio-Solar, apesar de esta ter o apoio de mentirosos "honestos" [os demónios].

Declarações Estranhas Sobre Assuntos Médicos
A The Golden Age e outras publicações da Sociedade estavam tão cheias de material bizarro sobre saúde que até parece incrível. Segue-se uma amostra de algumas das declarações deles, que nos dão uma ideia geral da situação:

Se os órgãos [do seu corpo] estão doentes, cure-os através da correcção da sua dieta. Evite o uso de utensílios de cozinha feitos em alumínio e pós de protecção de alúmen pois são prejudiciais para a saúde, envenenando a sua corrente sanguínea... Durma virado para o lado direito ou de costas, com a cabeça virada para o norte de modo a aproveitar o benefício das correntes magnéticas da terra. Evite inoculações de soro pois poluem a corrente sanguínea com pus nojento.... Pare de mastigar pastilhas elásticas, pois necessita da saliva para a sua comida.27

Mas a imposição da vacina contra a raiva dos cães é a última.... Raiva! Quando foi demonstrado conclusivamente que não existe tal coisa como raiva!28

Quanto mais cedo na manhã tomar o banho de sol, maior será o efeito benéfico, porque apanhará uma quantidade maior de raios ultra-violetas, que são curativos.29

Nunca foi provado que uma única doença é causada por germes.30

É muito provável que exista alguma relação entre a violação do sangue humano [aqui eles referem-se a vacinas] e a difusão do demonismo....31

O leite é o alimento mais curativo que se conhece.32

O Biola de Rádio Electrónico

Eu chamei a esta nova descoberta, que na minha opinião marcará época na história do tratamento da doença, e que estou a anunciar em exclusivo na THE GOLDEN AGE antes da publicação em geral noutros lugares, O Biola de Rádio Electrónico, que significa vida renovada por ondas de rádio ou electrões. O Biola diagnostica e trata automaticamente as doenças através do uso de vibrações electrónicas. O diagnóstico é 100 porcento correcto, prestando neste aspecto um serviço melhor que o mais experiente diagnosticador.... O princípio de funcionamento do Biola é a recolha.... das vibrações da doença.... o líquido que contém as mesmas ondas ou vibrações entra no corpo, encontra as ondas da doença e destrói-as.... Este é um grande passo em frente, tornando o Biola no aparelho de tratamento mais valioso actualmente, e bem meritório de menção nas colunas de uma revista como a THE GOLDEN AGE....33

Todas as indisposições [mal estar] têm a sua origem nos intestinos.34

Interrogo-me quantas pessoas conhecerão as propriedades curativas do azeite. A palavra "cura" é um termo forte.... Eu conheço pessoalmente mais de uma pessoa que foi liberta de problemas no fígado e até curada de pedras na bílis, pelo uso de azeite.... Um amigo que sofreu dores na região do apêndice durante anos foi inteiramente liberto pelo uso de tratamentos de azeite.35

Cigarros e Instabilidade Mental

....Pessoas com constituições débeis, herdadas de mães elegantes, não aguentam o uso do tabaco...36

Aspirina -- A Ameaça de Doenças do Coração37

Soro Provocou Desejo de Matar

Em Los Angeles um jovem de 20 anos foi apanhado no acto de estrangular uma mulher de 75. Detido, e suspeito de três crimes, ele afirma que o desejo de matar veio como resultado de inoculações de soro...38

Mesmo há alguns anos já se sabia que o uso de chupetas pelos bebés é uma das principais causas de amígdalas infectadas e dilatadas e de crescimento de adenóides, que resultam da sucção.39

Limões e Querosene

Um assinante.... acha que uma gota ou duas de querosene é excelente para limpar rapidamente os lava-louças e os tubos da banheira; elimina a sujidade rapidamente e não deixa odor; e quando aplicado a cortes, os cortes saram rapidamente. Experimente você mesmo.40

A "Culpa de Sangue" da Watchtower Society
Ninguém sabe ao certo quantas doenças e mortes esta promoção de charlatanismo, curas e remédios inúteis provocou entre as Testemunhas de Jeová. Apesar de tudo isto, a Watchtower Society ainda afirma que é a organização de Deus na terra, o Seu único "canal de comunicação" através do qual a verdade é transmitida à humanidade. Todas as outras religiões são falsas, e serão em breve destruídas por Deus no Armagedom. Eles afirmam que todas estas religiões - e especialmente as igrejas da "Cristandade" -- são "culpadas de sangue" perante Deus porque os seus líderes promoveram coisas como as guerras que resultaram na morte precoce de milhões de pessoas. As Testemunhas de Jeová aconselham todos os que os escutam a abandonarem essas religiões por causa desta culpa de sangue. Conforme elas disseram:

Segundo a Bíblia, quando nós colocamos deliberada e desnecessariamente em perigo a vida de alguém, podemos tornar-nos culpados de sangue. (Compare com 1 Crónicas 11:17-19.) Os pais cristãos não desejariam incorrer em culpa de sangue por arriscarem a vida dos seus filhos desta forma [circuncisão feminina].41

Evite a culpa de sangue devida a (1) comer sangue [transfusões de sangue], (2) participar na culpa de sangue de organizações...42

As Escrituras mostram que se nós formos parte de alguma organização que é culpada de sangue perante Deus, temos de cortar os nossos laços com ela se não quisermos tomar parte nos seus pecados. (Rev. 18:4, 24; Mic. 4:3)43

Tal como em muitos outros casos, desde a sua teologia até à fixação de datas para o fim do mundo, as palavras condenatórias da Watchtower Society dirigidas a outros condenam a própria Watchtower. Que as Testemunhas de Jeová possam cortar os laços com organizações que colocaram as vidas dos seus seguidores em risco -- como a Watchtower Bible and Tract Society.


Ken Raines
Criar um Site Grátis   |   Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net